Você já pensou em realizar um exame de sangue e o resultado sair em 15 minutos?! Os pesquisadores da Universidade de Columbia, dos Estados Unidos, desenvolveram um aparelho capaz de diagnosticar se uma pessoa tem sífilis, AIDS ou até câncer de próstata, e isso em apenas 15 minutos. O teste, feito em um aparelho do tamanho de um cartão de crédito. Conhecido como MChip (chip micofluídico móvel), requer apenas o sangue de uma pequena picada no dedo. Esse exame, não necessita de uma análise ou contagem, que precisa ser interpretada. Seus resultados são diretos. Ao contrário dos exames tradicionais, que você precisa ir à uma clínica ou hospital para retirar sangue, e tem que esperar por vários dias para o diagnóstico.
O chip foi criado em parceria com a empresa Claros Diagnostics Inc, e custa cerca U$ 1. Já o equipamento completo custa cerca de U$ 100. Pode ser testado até mesmo em recém-nascidos.
Como vimos, esta nova tecnologia reduz significativamente o tempo entre tratar pacientes e tratá-los, a um custo muito menor. O Mchip poderá ajudar na prevenção à saúde ao redor de todo mundo.
À direita o MChip e a esquerda o detector |
Nenhum comentário:
Postar um comentário