Páginas

domingo, 22 de abril de 2012

Novos filtros de ar

A dica de hoje é sobre os Filtros de ar capazes de capturar o vírus da gripe. Sabemos que em época de gripe não é aconselhável ficar em ambientes fechados. Devido a facilidade de contágio nesses lugares. Porém, os pesquisadores da Acadêmia Chinesa de Ciências Agrícolas, em Lanzhou, desenvolveram um novo material que pode ser incorporado ou substituir as fibras usadas na construção não apenas de filtros de ar-condicionado de residências e prédios, como também os de carro e mascará de uso pessoal.
O material desse tipo de filtro é feito à base de quitosana, uma fibra natural de origem animal obtida a partir de carapaça de crustáceos. As fibras antivirais consiste na união da quitosana, com o açúcar (ou carboidrato) sialil-lactose, que existe no organismo humano.  Esse açúcar é o que atrai a proteína hemaglutina presente no vírus, fazendo com que fique "preso" na fibra. A hemaglutina é uma glicoproteína, que tem como principal função ligar o vírus ao receptor da célula hospedeira.
Através desse material o vírus influenza é capturado antes que ele cheguem aos olhos, narizes e bocas das pessoas, causando a infecção. Esse produto será capaz de diminuir o índice de gripe e poderá também reduzir o uso de medicamentos. 



Entenda como funciona a fibra que capta o vírus da gripe



sábado, 21 de abril de 2012

Nova tecnologia para os exames

Você já pensou em realizar um exame de sangue e o resultado sair em 15 minutos?! Os pesquisadores  da Universidade de Columbia, dos Estados Unidos, desenvolveram um aparelho capaz de diagnosticar se uma pessoa tem sífilis, AIDS ou até câncer de próstata, e isso em apenas 15 minutos. O teste, feito em  um aparelho do tamanho de um cartão de crédito. Conhecido como MChip (chip micofluídico móvel), requer apenas o sangue  de uma pequena picada no dedo. Esse exame, não necessita de uma análise ou contagem, que precisa ser interpretada. Seus resultados são diretos. Ao contrário dos exames tradicionais, que você precisa ir à uma clínica ou hospital para retirar sangue, e tem que esperar por vários dias para o diagnóstico.
O chip foi criado em parceria com a empresa Claros Diagnostics Inc, e custa cerca U$ 1. Já o equipamento completo custa cerca de U$ 100. Pode ser testado até mesmo em recém-nascidos. 
Como vimos, esta nova tecnologia reduz significativamente o tempo entre tratar pacientes e tratá-los, a um custo muito menor. O Mchip poderá ajudar na prevenção à saúde ao redor de todo mundo. 


À direita o MChip e a esquerda o detector

sexta-feira, 20 de abril de 2012


    Você sabe o que é Nanogerador?! Até pouco tempo nem eu sabia, pesquisando novos assuntos para postar no blog, notei que há muitos inventos feitos a partir de nanogeradores. Pois bem vamos há definição, para podermos debater sobre o assunto.

        Nanogerador é, na verdade, um chip flexível capaz de usar os movimentos corporais para gerar eletricidade. Até mesmo o pulsar da veia pode gerar essa energia. Segundo o cientista Zhong Lin Wang, o nanogerador vai mudar nossas vidas no futuro. Isso porque essa tecnologia vai deixar de lado os carregadores convencionais, como baterias recarregáveis, e começar a utilizar movimentos corporais para carregar dispositivos eletrônicos.

        O segredo desse gerador está na utilização de nanofios de óxido de zinco, que produzem cargas elétricas quando são flexionados, conhecida como uma propriedade "piezoelétrica". Esses fios são extremamente finos, para ter uma idéia um único fio de cabelo é possível colocar mais de 500 nanofios desse tipo. Com base nesses estudos, os cientistas desenvolveram uma forma de inserir os nanofios em chips flexíveis com um quarto do tamanho de um selo postal.

        Esse novo dispositivo poderá equipar uma nova geração de implantes médicos, próteses inteligentes e até mesmo equipamentos eletrônicos portáteis. 


Nanogerador tem o tamanho de um quarto de um selo postal

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Pulseira que ajuda a ter uma boa qualidade de vida.

No Brasil há mais de 65 milhões de pessoas, sendo que 40% da população,  está acima do peso, enquanto 10 milhões são consideradas obesas. Esses dados estão de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), no ano de 2009. Esse elevado índice de obesidade também pode ser comprovado em outros países. Para ajudar a diminuir esses números, a tecnologia vem inovando cada vez mais, criando produtos que ajudem as pessoas a manter uma boa qualidade de vida. 

Uma dessas novas tecnologias, foi lançada recentemente nos Estados Unidos, trata-se de uma pulseira que mapeia atividades realizadas no dia a dia e mede o esforço envolvido. O equipamento coleta dados como calorias queimadas, distância percorrida e velocidade. Quanto mais ativa a pessoa for, em quantidade e em intensidade, melhores serão os índices marcados na pulseira.

Essa pulseira contêm três acelerômetros, aparelhos que medem os movimentos do braço nas três dimensões. Através das atividades realizadas, foram criadas  algoritmos relacionando movimentos da pulseira com performance em cada atividade. Assim, foi possível uma escala de pontos que serve para medir qualquer atividade física. A pessoa que usa a pulseira determina a cada dia no celular qual será o seu nível de atividade, que equivale ao número de pontos. Conectada ao celular via USB ou Bluetooth, a pulseira mostrará seu desempenho e avisa todos os dias qual meta a ser batida.






sábado, 7 de abril de 2012

Algumas das invenções tecnológicas indispensáveis no nosso dia-a-dia.

Já sabemos que a tecnologia é de suma importância para o nosso dia-a dia. Portanto, quais as melhores invenções tecnológicas já criadas pelo o homem?! Bom, existem inúmeras invenções que facilitam a nossa vida, mas vou citar algumas que acho indispensáveis para nossa formação de homem moderno.

Prensa Móvel

Inventada pelo alemão Johannes Gutenberg, em 1439. Essa prensa tipo móvel revolucionou a produção de livros. Antes dessa invenção cada livro era escrito a mão, página por página - feito por um escriba. A  partir desse feito a  informação escrita deixou de ser exclusivo dos nobres e dos cleros. 


Lâmpada 

Thomas Edison foi o primeiro a construir a primeira lâmpada incandescente comercializável em 1879, mas antes dele vários inventores já tentavam construir. A invenção partiu da necessidade de usar uma pequena lâmpada doméstica que substituísse a luz proveniente da chama do gás. Através dessa fonte luminosa inaugurou-se uma nova época, a utilização da eletricidade como energia economicamente viável, pois a luz era restrita apenas há algumas classes, sendo aplicada nas comunicações e na metalurgia.


Câmera fotográfica 

Não se sabe ao certo quando foi inventada, mas a sua utilização já era citada desde a época de Aristóteles. Utilizada para capturar imagens, e com o passar dos anos sendo cada vez mais aperfeiçoada.  

Câmera Obscura precursora da Máquina  fotográfica.




Telefone

Sua invenção é atribuída a Alexander Graham Bell, mas há uma grande controvérsia diante de sua invenção, pois teria sido inventada na verdade pelo italiano Antonio Meucci, que o chamou de telegrafo falante. Esse instrumento proporcionou grandes feitos no setor das telecomunicações.  


Computador

A origem do computador se dá no séc XV, pelo físico e matemático francês Blaise Pascal, que criou a primeira calculadora mecânica. Digamos que esse invento foi uma das raízes, para se chegar ao computador que temos hoje. O primeiro computado eletro-mecânico  foi o Z1, mas foi durante a guerra mundial que nasceram os computadores atuais. E através dele temos cada vez mais acesso a informações.

Computador na época da guerra.
Internet
Surgiu durante a guerra fria, criada com objetivos militares. Mas foi somente em 1990 que a internet começou a alcançar a população em geral. Desde daí, a internet cresceu em ritmo acelerado, deixando as pessoas conectadas mundialmente.







sexta-feira, 6 de abril de 2012

A importância das tecnologias na sociedade.

No mundo de hoje, vivemos rodeados de tecnologias. E cada vez mais ficamos dependentes dessas ferramentas. Mas, o que poucos sabem é que vivemos acompanhados delas desde o início da história do homem. Uma prova disso foi quando nossos ancestrais começaram a usar instrumentos de caça e de proteção,  na "época das pedras". Isso mostra que o ser humano, dotado de sua inteligência, buscou formas de vencer obstáculos durante a sua vida. Sendo assim, foi desenvolvendo e inventando instrumentos tecnológicos com o objetivo de superar suas dificuldades.   

Portanto, é claro que o desenvolvimento e a utilização da tecnologia influenciou diretamente na sociedade em  todos os seus diversos ambientes, tanto econômico, cultural, educacional e entre outros. E através dessas novas tecnologias que temos acesso a informações cada vez mais rápido, proporcionando uma certa facilidade e simplificação ao nosso cotidiano.