A dica de hoje é sobre os Filtros de ar capazes de capturar o vírus da gripe. Sabemos que em época de gripe não é aconselhável ficar em ambientes fechados. Devido a facilidade de contágio nesses lugares. Porém, os pesquisadores da Acadêmia Chinesa de Ciências Agrícolas, em Lanzhou, desenvolveram um novo material que pode ser incorporado ou substituir as fibras usadas na construção não apenas de filtros de ar-condicionado de residências e prédios, como também os de carro e mascará de uso pessoal.
O material desse tipo de filtro é feito à base de quitosana, uma fibra natural de origem animal obtida a partir de carapaça de crustáceos. As fibras antivirais consiste na união da quitosana, com o açúcar (ou carboidrato) sialil-lactose, que existe no organismo humano. Esse açúcar é o que atrai a proteína hemaglutina presente no vírus, fazendo com que fique "preso" na fibra. A hemaglutina é uma glicoproteína, que tem como principal função ligar o vírus ao receptor da célula hospedeira.
Através desse material o vírus influenza é capturado antes que ele cheguem aos olhos, narizes e bocas das pessoas, causando a infecção. Esse produto será capaz de diminuir o índice de gripe e poderá também reduzir o uso de medicamentos.
Entenda como funciona a fibra que capta o vírus da gripe |